D1, D2, D3, D4, ...
(ENCAIXE A PARTE SEGUINTE NO TERCEIRO PARÁGRAFO DO ESQUEMA)
D1: A QUESTÃO DOS SEM-TERRA
A luta dos trabalhadores sem-terra é fato ilustrativo da situação. Banidos do mercado de trabalho por culpa de uma estrutura fundiária arcaica e excludente, vislumbram nas invasões ou ocupações espontâneas, a única forma de resgatar a sua parte no chamado "bolo social". Com isso atritam-se, a todo instante, com forças policiais e donos de latifúndios, expondo aos olhos da nação, a face dessa incontestável injustiça.
D2: A QUESTÃO DO NEGRO
D1: A QUESTÃO DOS SEM-TERRA
A luta dos trabalhadores sem-terra é fato ilustrativo da situação. Banidos do mercado de trabalho por culpa de uma estrutura fundiária arcaica e excludente, vislumbram nas invasões ou ocupações espontâneas, a única forma de resgatar a sua parte no chamado "bolo social". Com isso atritam-se, a todo instante, com forças policiais e donos de latifúndios, expondo aos olhos da nação, a face dessa incontestável injustiça.
D2: A QUESTÃO DO NEGRO
- A luta do negro, marginalizado, sem acesso a bons empregos e colocações sociais plausíveis.
- O significado da luta de Zumbi pela emancipação do seu povo.
- Todo preconceito é expressão de intolerância e, portanto, desencadeador de violência.
- Com isso, a paz social vê-se permanentemente ameaçada.
- Não há sociedade que vise ao equilíbrio e à harmonia que insista em manter distancias sociais.
- As cidades vão-se tornando cada dia mais cenários de violência e espaços inabitáveis.
- A paz e a solidariedade são, no entanto, as conquistas supremas do espírito humano.
- Com o aumento indiscriminado dos excluídos, estes ficam à mercê de ideologias religiosas que lhes vendem esperança.
- Por isso, fanatizam-se facilmente e passam a ver o mundo de forma sectária e radical.
- Isto forma um caldo de cultura propício à intolerância e à violência.
- Os choques e/ou guerras religiosas provêm desse estado de espírito fundada no preconceito, que sempre ameaça a paz.
- A cidadania, nesse contexto, é constantemente aviltada.
- Os excluídos veêm-se sem a mínima noção de seus direitos constituídos, tornando-se vítimas da exploração das elites.
- A ética, príncipio regente de toda a sociedade civilizada, esboroa-se abrindo caminho à corrupção e ao sentimento "de querer levar vantagem em tudo".
- A socidade deixa de acreditar nos seus valores maiores e o indivíduo passa a ver tudo com ceticismo.
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